sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Igreja e homossexualidade

Longe de mim tentar trazer uma solução para essa questão tão polêmica e delicada. Temos que lembrar que esse tema afeta diretamente a vida de pessoas e muitas delas podem ter um desejo profundo e verdadeiro de conhecer a Cristo. Não é possível tratar esse assunto de forma simplista, citando versículos bíblicos e fechando a questão de forma categórica, sem pensar em todos os desdobramentos sociais por detrás do assunto. Você pode perguntar: qual a ligação da sociedade com a posição da Igreja em relação a homossexualidade? Bom, muitas! O Brasil é uma nação em grande parte cristã. Seria a mesma coisa que questionar qual a importância da religião islâmica no papel da mulher no Oriente Médio. São escalas diferentes, mas a influência é comparável.

A sociedade e o governo devem ser laicos. O próprio Jesus disse que o Reino dele não era desse mundo. Logo, Jesus não quer um governo cristão, mas um governo que governe pelo povo, com justiça, independente de cor, raça ou credo. O Reino de Jesus já está estabelecido e se manifesta “dentro de nós”. Tentar aprovar leis que beneficiam partes da sociedade em detrimento de outras é totalmente contra o ensino de Jesus. Ele mesmo disse que o Pai faz nascer o sol sobre justos e injustos. Deus Pai, perfeito em santidade, o único que poderia fazer acepção de pessoas não o faz, quem dirá, nós. Portanto devemos lutar por uma sociedade justa, assim como justo é o nosso Pai celestial. Justa para mim, cristão e discípulo de Jesus, para o macumbeiro que recebe entidades, para o homossexual, para o budista, não importa; para todos.

O que dizer então sobre um casal, que constrói uma vida juntos, adquirem bens, dividem o que tem e o marido some deixando a mulher desamparada? Ou então, após a morte do marido a mãe dele toma os bens de sua nora, agora viúva, pois afinal, ele era seu filho. Inconcebível essa idéia, todos concordamos. Mas o que dizer se forem dois homossexuais, que juntos construíram uma vida? Qual o motivo de um deles não ter o direito sobre o que foi construído junto? Mesmo sem pensar que certamente a família já o abandonou pelo fato de ser homossexual e aparece apenas após sua morte, de olho nos bens. Devemos permitir a injustiça em nome de Deus? Será que Deus aprovaria algo assim?

E o que dizer de crianças que adotadas por casais heterossexuais são violentadas, abusadas, feitas de empregadas, alvo das frustrações dos pais adotivos? E das milhares de crianças que estão em orfanatos aguardando um lar? Qual o motivo para proibir 2 pessoas homossexuais que moram juntas adotar uma criança? Será o medo dessas crianças se tornarem homossexuais? Mas a maior parte dos homossexuais não são filhos de casais heterossexuais? A maior parte da violência infantil não é praticada por homens heterossexuais, na expressão mais brutal de sua masculinidade? Não defendo uma entrega indiscriminada de crianças a lares adotivos sem nenhum critério, mas sim, critérios de avaliação não baseados na sexualidade, mas sim capacidade de educação em um ambiente saudável fisicamente e afetivamente.

A igreja, como representante de Cristo na terra tem como dever implementar o Reino onde dever ser implementado: no coração dos homens. Pessoa a pessoa, fazer discípulos para Jesus que serão convencidos pelo Espírito sobre o pecado a justiça e o juízo. E esses, que vivem o Reino dentro de si, como parte da sociedade devem lutar pela justiça, pelo amor, pela verdade enquanto continuam com o trabalho de proclamar o Reino e servir seu Senhor. Enquanto não vivermos como discípulos de Jesus o mundo terá dificuldade de ver a Cristo. Parece que nossa vida com Jesus é tão chata que vivemos com medo que os próprios cristãos deixem Cristo em troca de outra coisa. Temos tanto medo que queremos aprovar leis que embasem nossa vida cristã, nossa fé. Queremos forçar a sociedade a ter o mesmo padrão que temos, mesmo ela não estando nem um pouco interessada naquele que nos ensinou esse padrão. Não parece loucura? Enquanto queremos forçar toda a sociedade a viver o que só conseguimos com a ajuda do Espírito Santo, esquecemos que Jesus disse que seríamos conhecidos pelo amor, não pela nossa lei. Quando Jesus veio a terra ele não mudou o regime do governo romano, mas mudou a vida de 12 homens...

Se a Igreja não deve moldar a sociedade às leis que regem seus fiéis, não podemos deixar de avaliar o outro lado: a sociedade querer mudar conceitos de um governo que não lhe pertence, o governo de Cristo sobre a Igreja. Caso isso aconteça teremos uma inquisição às avessas, onde os cristãos serão proibidos de viver sua fé pelo fato da sociedade adotar padrões majoritários diferentes do apregoado por Jesus. Um exemplo prático: para um cristão, o sexo antes do casamento é pecado, para a sociedade é perfeitamente aceitável e alguns defendem que é saudável. Poderia o governo proibir a Igreja de pregar sobre esse tema alegando discriminação àqueles que têm essa prática?

Quando a igreja age de forma homofóbica tentando prejudicar aqueles pelos quais o próprio Cristo morreu é preocupante. Jesus deixa claro que veio aos necessitados, não importando qual a condição do necessitado. Entretanto é igualmente preocupante quando a sociedade tenta alterar a fé para que se encaixe melhor aos seus interesses.

O futuro é duvidoso, mas se aqueles que confessam Jesus como Senhor se esforçarem para viver de modo digno a vocação para o qual foram chamados, haverá esperança.

5 comentários:

  1. Gostei do texto, bastante sensato, avaliando muitos pontos de vista. Posta lá na comunidade!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, expos a questão por completo.
    A única coisa que não concordo é a adoção de filhos por homosexuais (casal), diferente da adoção de filhos por HOMOSEXUAL (indivíduo), na qual eu não sou em tudo contra.

    ResponderExcluir
  3. Suas postagens prestam uma importante contribuição para os cristãos diante do cenário atual. Mas a questão da adoção de crianças foi apresentada de forma simplista. Há entremeios que precisam ser levados em consideração.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Marcos! Achei sensato suas palavras. Sinceramente Isaque nao compreendi sua colocaçao sobre diferença de adoçao por um casal de homossexuais e um homossexual?! Existe diferença? Parabéns Marcos!

    delfeel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Fidel,
    Agradeço sua visita e comentário.

    Grande abraço
    Marcos
    Marcos@comunidadec3.com.br

    ResponderExcluir

Gostou? Comente!
Não gostou? Comente também!

O engano do “ide e fazei discípulos”

Não vou abordar os eventos históricos que culminaram em uma visão equivocada sobre o que chamamos de “ A Grande Comissão”. A intenção aqui é...

As mais lidas dos últimos 30 dias