sábado, 5 de outubro de 2013

Seguir os passos de Jesus – Somos inúteis

O primeiro ponto, e talvez o mais importante a ser observado para se obter algum êxito em seguir os passos de Jesus, é entender, no mais profundo do seu ser, que você é um inútil [1]. Faça uma busca em seus livros cristãos e jogue fora todos os que dizem que você é especial, filho do Rei, que Deus tem um propósito maravilhoso para sua vida, que você é cabeça e não cauda, que você nasceu para dominar as nações e todas essas baboseiras. Não dê esses livros para ninguém, prestaria um desfavor a um amigo. Separe-os e toque fogo em todos eles. Faça uma fogueira santa e dance alegremente em volta das chamas. A verdade que deve ser entendida é que você é inútil para o Reino de Deus [2], você não serve, não tem nada de especial e muito menos tem um chamado para ser alguém especial. Fique feliz se conseguir ser mais um em Cristo [3].

O segundo ponto é: além de você ser inútil, Deus não lhe promete nenhum tratamento especial por ter decido aceitas as Boas Novas do Reino [4]. Nenhuma diferença no dia-a-dia, nenhuma vantagem sobre as demais pessoas, e nem mesmo uma vida mais feliz e tranquila. A verdadeira promessa que nos foi dada é contrária a isso tudo [5]. Se alguém lhe prometer algo diferente do que o próprio Jesus prometeu, fique atento, é fraude das brabas [6]! Se você está indo de vento em popa, sem nenhuma preocupação e todas as coisas cooperam para seu bem estar, desconfie. O que deve estar ocorrendo é que você se moldou há esse século [7] e está totalmente vendido ao príncipe desse mundo [8], vivendo na arrogância e se achando um cristão de primeira estirpe, um abençoado. Se colou algum adesivo no carro dizendo: ganhei de Jesus, sou filho do Rei ou pior, não sou dono do mundo, mas sou filho do dono, a coisa está péssima para seu lado. Afinal, pense bem, que é o dono desse mundo [9]?

Temos que lembrar, sempre, que nem mesmo Jesus se achava alguma coisa, ou fazia alguma coisa porque ele era bom; ou se achava bom [10]. Tudo o que ele fazia vinha do Pai, nada era diretamente dele [11], de sua capacidade ou da lembrança de sua vida pregressa nos céus. O fato é que Jesus fez algo impensável. Abriu mão de tudo o que era para tornar-se servo [12]. E olha que o que ele abriu mão está infinitamente mais distante do que qualquer coisa que possamos comparar em nossas vidas. Ele abriu mão da eternidade, abriu mão de ser Deus, abriu mão de todas as suas prerrogativas celestiais. Se ele apenas negasse sua infinita grandeza divina e viesse para reinar na terra, subjugar todos os reinos como homem, só que sujeito às mazelas da humanidade, já seria algo impressionante. Mas, além disso, ele, inexplicavelmente veio servir a humanidade que não tinha nenhum interesse por ele [13]. E pior, não veio servir com sua infinita capacidade, inerente a sua posição e conhecimento, veio ser submisso em tudo a Deus. Não pode nem usar seu imenso potencial [14].

Então para seguir Jesus precisamos começar do começo. E o começo é renunciar a tudo o que somos e temos [15], todas nossas fortalezas e fraquezas. É entender que sem Jesus nada podemos fazer [16]. É nos revestirmos do mesmo sentimento que houve nele [12] e, mesmo sendo dignos de grandes coisas, nos tornarmos servos obedientes a Deus, sabendo que tudo que é bom vem dele [17], deve ser feito por ele e todo crédito vai para ele [18]. Para nós não tem glória, para nós não tem prêmio, para nós não tem pagamento, pois somos inúteis, fazemos apenas a nossa obrigação [19]. A única coisa que podemos obter, se de fato somos como Jesus, é o mesmo tratamento que ele obteve [20]. Se estivermos sendo tratados melhor do que ele, certamente não estamos buscando o mesmo que ele buscava.

Então, quando sentir que foi injustiçado, que as pessoas estão sendo hipócritas e só você é verdadeiro. Quando for traído e perceber que todos falharam com você, ao invés de sair por ai praguejando, dizendo que não existe igreja, que Deus é papo furado, fique alegre [21]. Afinal, foi assim que aconteceu com Jesus, ele foi traído pelos mais íntimos [22], abandonado pelos amigos [23], injustiçado pelos mesmos que curou nas ruas, pois escolheram salvar o ladrão e crucificá-lo [24]. E pasmem, não praguejou contra Deus, nem mesmo ficou de mal de seus amigos [25]. E sobrou espaço em seu coração para perdoar os guardas que praticaram atrocidades com ele, pois “não sabiam o que estavam fazendo” [26]. E, se ficar difícil, pois afinal, você merecia algum tipo de respeito e consideração, lembre-se que Jesus, esse sim merecia respeito e consideração. Ele deixou o céu, abandonou todo o poder e eternidade, para se tornar mortal e finito. Foi injustiçado, ultrajado, torturado e morto, sem nenhuma culpa. Você, provavelmente, é tão falho, hipócrita, mentiroso, traíra, quanto àqueles que condena. Talvez, seja apenas incompetente para estar por cima e injustiçar os outros... ainda não teve essa oportunidade. Ou teve, aproveitou e nem percebeu.

[1] Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só. Romanos 3:12
[2] Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:5
[3] Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos. Colossenses 3:11
[4] Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Mateus 5:45
[5] Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33
[6] Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Mateus 4:8-9
[7] E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2
[8] Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Efésios 2:2
[9] Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. 1 João 5:19
[10] E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Marcos 10:18
[11] Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. João 5:19
[12] Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Filipenses 2:6-8
[13] Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. João 1:11
[14] Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou. João 14:31
[15] E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Lucas 9:23
[16] Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:5
[17] Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:17
[18] Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:36
[19] Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer. Lucas 17:10
[20] Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. João 15:20
[21] Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus 5:11-12
[22] E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem? Lucas 22:48
[23] Então, deixando-o, todos fugiram. Marcos 14:50
[24] Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum. Mas vós tendes por costume que eu vos solte alguém pela páscoa. Quereis, pois, que vos solte o Rei dos Judeus? Então todos tornaram a clamar, dizendo: Este não, mas Barrabás. E Barrabás era um salteador. João 18:38-40
[25] Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor. Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe. E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos. João 21:12-14
[26] E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes. Lucas 23:33-34

Agradecimento a Bíblia online (www.bibliaonline.com.br) por facilitar o copiar e colar.

4 comentários:

  1. Bom Dia Marcos

    Desculpe, mas lendo seu o texto hoje senti o desejo de escrever o que penso, se bem que acho que o que penso, não tenha "nenhum valor"
    Acho que quando queremos falar de quem JESUS É... Não necessariamente necessitamos dizer que não somos nada...você é inútil para o Reino de Deus
    Vou deixar apenas uma frase... JESUS É O EU SOU E NELE SOMOS TUDO QUE ELE É... Quando compreendemos que só somos NELE, E POR ELEe e que ELE MORREU POR AMOR... Somos importante no seu Reino

    Quem se enxerga fora desta verdade é tão falho quanto quem a define sem entender o AMOR DE JESUS PELOS MISERAVEIS

    Anna Silva

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Ana!

    Usei a frase propositalmente para causar impacto, poderia ter dito a mesma coisa de uma forma mais amena.
    Você tem razão, em Jesus somos tudo o que ele é. Essa é a importância de entendermos que somos inúteis a Deus. Senão desistirmos de sermos úteis, nunca iremos morrer para que Jesus viva em nós.

    Quando uma maça cai da macieira e apodrece no chão ela torna-se feia e inútil, não serve para o consumo. Mas suas sementes irão para terra e delas teremos uma nova macieira, cheia de novas maçãs.
    Para sermos um em Cristo, precisamos deixar de ser um em nós mesmos.

    Existe um evangelho estranho que tem colocado o homem no centro do universo, como peça principal do plano de Deus. Esse evangelho precisa ser combatido, para que a gloria do Pai se manifeste em nós. Deus nos ama não pelo nossa utilidade, afinal tudo o que podemos fazer ele poderia fazer melhor, mais rápido e perfeito. Ele nos ama porque ele assim decidiu. Tudo parte dele, e a glória é para ele.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia Marcos

    Obrigada pelas palavras, agora bem mais suave a respeito de Jesus.
    Entendi agora que a intensão era impactar, também concordo com você quanto a uma religião que exalta a obra mais linda de Jesus que somos nós, mudando e exaltando a criação mais que o criador e que se esquece de onde Jesus nos resgatou, creio que o amadurecimento cristão se dá justamente onde há a compreensão de quem somos em Deus e quem Deus é em nós ou sem nós entender a imensidão do amor e sacrifico de Jesus por todos, quando falo todos são também daqueles que ainda não o reconhece como Senhor e Salvador é saber exatamente a importância de cada coisa, um reino que exalta o homem, leva o mesmo a exaltar outros homens, isso é extremamente contrário ao Cristianismo genuíno, maduro. Somos chamados para que em Cristo seu reino de amor sua obra da Cruz seja sempre lembrada, e não a maior AMOR do que amar pelo simples fato de Quem Jesus é e pelo que ELE fez morrendo em nosso lugar.

    Nesta mesma liberdade quero te encaminhar um vídeo com uma sábia palavra de um homem que por sinal é um padre, e que encanta-me pela sua forma simples de ser, Fabio, neste vídeo por ser um homem sofrido toca de forma linda algumas palavras duras mas verdadeiras...

    segue os vídeo o segundo é da própria pagina de acervos dele, espero que você goste

    https://www.youtube.com/watch?v=E3nOv_GL7TM
    https://www.youtube.com/watch?v=NNBdJ7crU2M
    https://www.youtube.com/watch?v=z9ro1S96C5A&list=UUVQfvbh-eZs1AatqN0obh3w



    Naquele que nos ama, Jesus

    Um abraço


    Anna Silva

    ResponderExcluir

Gostou? Comente!
Não gostou? Comente também!

O engano do “ide e fazei discípulos”

Não vou abordar os eventos históricos que culminaram em uma visão equivocada sobre o que chamamos de “ A Grande Comissão”. A intenção aqui é...

As mais lidas dos últimos 30 dias