sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O que é Igreja?


"Agora já não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos são um em Cristo Jesus" Gal.3:28

Assim surgiu a comunidade cristã, sem distinção de classes, hieraquias ou castas, em uma sociedade totalmente hierarquizada, onde ainda era aceita a escravidão. Já imaginaram um escravo orando por um soldado romano? Ou quem sabe esse mesmo escravo compartilhando a palavra ou pastoreando uma congregação? Impossível? Não de acordo com Paulo.

Esse relacionamento entre os que seguiam a doutrina de Jesus foi chamado de koinonia, palavra grega que significa comunhão ou em linguagem secular: ter tudo em comum. De fato a sociedade da época foi impactada pois entre os discípulos "não haviam necessitados" e os que viviam para Cristo tinham "tudo em comum", citando parte do livro Atos dos Apóstolos. Muitos se ajuntaram a igreja apenas pelo testemunho de amor entre os discípulos, cumprindo o que Jesus disse em sua oração: seríamos conhecidos pelo amor que temos um para com o outro. Esse grupo de pessoas que viviam em comunhão foi chamado de ekklesia em grego e em português igreja.

Esse nome não estava ligado a nenhuma religião, nem mesmo a congregação judaica que também se reunia regularmente. Ekklesia era o nome dado a assembléia popular grega onde as pessoas se reuniam para votar e exercer seu papel como cidadão. Da mesma forma a Ekklesia, assembleía dos santos (igreja) era o ajuntamento daqueles que seguiam a Jesus, para exercerem seu papel como cidadão do Reino de Deus. "Perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum." At.2:42-44

O nosso chamado como discípulo é para exercermos nosso papel como cidadão do Reino de Deus. Não somos ouvintes, mas participantes. Paulo também compara a igreja com um corpo. Já imaginou se uma parte de seu corpo decidesse não mais fucionar ou ser apenas um espectador? "Eu sou a perna, mas não quero andar não! Quero fazer parte do corpo, mas não quero ter trabalho." Ou quem sabe: "Cansei de enxergar, quero apenas enfeitar o rosto com minha presença." Bizarro? Nós somos corpo, igreja e vivemos em comunhão.

Que o Espírito Santo inspire a cada discípulo de Jesus espalhado pela terra a exercer seu papel como cidadão do Reino de Deus.

2 comentários:

  1. De fato esta é a igreja...Infelizmente por razões históricas e espirituais hoje começa a ser difícil identificar o corpo de Cristo espalhado pelas associações (igrejas) espalhadas pelo mundo. Patindo deste pensamento foi que criei um curso sobre as Epístolas Gerais na Unifil Virtual... Se tiver interesse ali nós abordamos estas cartas histórica e literariamente com a finalidade de buscar a mensagem que o Senhor tem para nós acerca de andar no mundo como peregrinos e como lidar com falsos mestres/profetas. Abraço Marcos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Tarciso,

    Se aparecer por aqui novamente deixe o link do curso.

    Abraços

    ResponderExcluir

Gostou? Comente!
Não gostou? Comente também!

O engano do “ide e fazei discípulos”

Não vou abordar os eventos históricos que culminaram em uma visão equivocada sobre o que chamamos de “ A Grande Comissão”. A intenção aqui é...

As mais lidas dos últimos 30 dias